quinta-feira, 10 de abril de 2014

ATIVIDADE 04: EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA



UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE EDUCAÇAO - CEDUC
CURSO DE PEDAGOGIA

DISCIPLINA: Tecnologia da Informação e Comunicação Aplicada a Educação
PROF.ª: TERESA KÁTIA ALVES DE ALBUQUERQUE
ACADÊMICO(A):
DAFNE SOUSA DE OLIVEIRA

Conceito 1: Educação a Distância é uma forma sistematicamente organizada de auto-estudo onde o aluno instrui-se a partir do material de estudo que Ihe é apresentado, o acompanhamento e a supervisão do sucesso do estudante são levados a cabo por um grupo de professores. Isto é possível através da aplicação de meios de comunicação, capazes de vencer longas distâncias.(Dohmem,1967)
 


Referência:G. Dohmem (1967apudNUNES, 1994, p. 06)
Conceito 2:É um método de transmitir conhecimento, habilidades e atitudes que é racionalizado pela aplicação da divisão do trabalho e princípios organizacionais e também pelo uso extensivo de mídia tecnológica, especialmente pelo propósito de reproduzir materiais de ensino de alta qualidade, o que possibilita instruir um enorme número de alunos ao mesmo tempo onde quer que eles morem. É uma forma industrializada de ensino e aprendizagem.

Referência:
(PETERS 1973, p. 206 apud KEEGAN, 1996, p. 41)


Conceito 3: A educação a distância é um ensino que tem como protagonista da aprendizagem o aluno e para que esse ensino seja eficaz é necessário um comprometimento do aluno com a sua própria prática educativa. O ensino a distância já tem trilhado um caminho longo na história desde ensino por meio de correspondência, rádio, TV e hoje com a internet através dos  fóruns, as vídeo aulas, as tele conferências, enfim, é uma maneira de facilitar, disponibilizar um ensino de qualidade flexibilizando o tempo, dando mais liberdade e autonomia para que o aluno seja o grande responsável pelo seu conhecimento.
 

Referências:


2 comentários: